» PRINCIPAL
 » COOPERATIVISMO
 » HISTÓRIA
 » SERVIÇOS
 » CLIENTES
 » ADMINISTRAÇÃO
 » ASSEMBLÉIAS
 » CONVÊNIOS
 » CONTATO
 
Resumo Histórico

A CBTA foi constituída por ex-funcionários de uma empresa que "fechou as portas" em janeiro de 1999 sem arcar com o pagamento dos salários referente ao mês de dezembro de 1998, além de já não haver pago o 13º referente ao mesmo ano e há meses não estar recolhendo impostos nem depositando as verbas do FGTS de seus quase 400 funcionários.

Alguns funcionários, com receio de nunca receberem seus direitos, acabaram por aceitar a proposta feita por um dos proprietários da empresa falida, negociando suas rescisões e recebendo mesas, computadores, cadeiras e até mesmo materiais de escritório como parte dos valores a eles devidos.
De posse deste material e por sugestão de um membro do grupo, procuraram a OCEMG com a idéia de montarem uma cooperativa para continuar atendendo aos clientes da extinta empresa.

A Cooperativa foi fundada em fevereiro de 1999 com R$ 5.000,00 (cinco mil reais) de capital integralizado por 20 sócios, havendo entre eles além de ex-funcionários da empresa falida, alguns parentes e amigos dos mesmos.

No início as dificuldades foram enormes, conseguiram contrato com apenas duas empresas que já os conheciam, porém as despesas com aluguel, água, luz, telefone e outras, consumiam rapidamente o capital inicial e a taxa de administração obtida com os novos contratos. Questionou-se então a paralisação da cooperativa.

Com muita esperança os diretores da cooperativa resolveram investir seus últimos esforços em trazer para o grupo profissionais que além de conhecerem as atividades praticadas pelos cooperados tinham também grande conhecimento nas áreas administrativa e comercial, sendo então possível buscar novos e grandes contratos.
Trabalhando sempre com seriedade e competência o grupo prosperou, ganhou novos e grandes contratos além é claro de novos cooperados.

Investindo desde o início na educação e consciência cooperativista, a CBTA se destacou no mercado por ser uma cooperativa de motociclistas que mesmo trabalhando com um grande número de cooperados mantém uniforme a qualidade de seus serviços. Está colocada como a maior cooperativa de motociclistas do estado de Minas Gerais e uma das maiores do país, atuante na política cooperativista nacional e se fazendo presente nos mais importantes eventos sobre o cooperativismo.

 

 

DESTAQUES

OCEMG
Site oficial do cooperativismo mineiro

OCB
Organização das Cooperativas Brasileiras

Detran - MG
Consulta on line ao banco de dados do Detran-MG

Clique aqui para copiar o texto da lei 5764 sobre Cooperativismo.
 

 

 


Rua Geraldo Faria de Souza, 714 - Sagrada Família - Belo Horizonte / MG
CEP: 31.035-510 - PABX : (31) 3481-2440
cbta@cbtacoop.com.br